Solenidade
A Câmara Municipal da Estância de Socorro promoveu uma sessão solene para entrega do título “Mulher de Excelência – Conceição Fontana”, na quinta-feira (27). A honraria da Casa de Leis é entregue às mulheres que se destacaram profissionalmente e pelo trabalho de responsabilidade social em prol do desenvolvimento do município.
A solenidade foi presidida pelo chefe do Legislativo Municipal, vereador Tiago Faria (Republicanos). “É com imensa honra e alegria que nos reunimos para celebrar mulheres que são verdadeiras inspirações para o nosso município”, disse o chefe do Legislativo.
Ao lado do presidente da Câmara, prestigiaram a sessão solene o vice-prefeito de Socorro, Joaquim Gilberto Vieira, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Subseção de Socorro, José Franco Craveiro Neto, a vereadora Patrícia Toledo (MDB) e os vereadores José Adriano (União Brasil), Lauro Aparecido de Toledo (PL) e Thiago Balderi (PSDB).
Homenageadas
O título “Mulher de Excelência – Conceição Fontana” foi concedido à Ana Maria Fontana Bernardi, à Flávia Balderi e à Débora de Oliveira Sartori. “Cada uma de vocês carregam em sua jornada uma história de coragem, superação e excelência, demonstrando que o trabalho e a dedicação são capazes de transformar vidas e inspirar futuras gerações”, falou o presidente da Casa de Leis às homenageadas, que foram indicadas por uma comissão de mulheres representantes da sociedade. Integraram a comissão Natalia Alcantara Borin, Maria Lúcia Fagundes, Edna Maria Preto Cardoso, Sabrina Bueno Stracci, Izabel Cristina Rodrigues, Ana Celia Bonetti, Jessica Cristine Oliveira Toledo, Vilma de Oliveira Simões e Raquel Sartori.
Ana Maria Fontana Bernardi, filha de Conceição Fontana, patronesse da honraria, é pedagoga e desenvolve trabalhos sociais em Socorro, como distribuição de alimentos às pessoas em situação de vulnerabilidade. Antes da sessão, ela contou que estava fazendo esse trabalho voluntário. “Eu ainda fui distribui uma caixa de abobrinhas e bananas lá nos Nogueiras”, disse a homenageada. Ana Fontana também organiza um bazar beneficente para apoiar entidade sociais. “É um bazar diferenciado, não é um bazar só de venda de roupas, lá tem muitas histórias”, falou Ana.
Foi também homenageada com a honraria do Legislativo, a nutricionista e padeira Débora de Oliveira Sartori. “É algo que eu jamais imaginei viver”, falou Débora Sartori, ao receber o título. Ao lado de sua família, Débora Sartori administra a Padaria Sartori, fundada em 1968 por seus avós. “É algo que a gente ama muito. A minha família vive e respira aquela padaria”, contou a homenageada. Na panificação, Débora participou e venceu competições em âmbito nacional e internacional, em uma delas Débora Sartori disse que chegou a ser a única mulher entre 40 homens. “Quero dedicar essa homenagem a todas as mulheres que acordam cedo, enfrentam desafios e nunca desistem dos seus sonhos”, declarou a homenageada.
Bióloga e fundadora da Associação Ambientalista Copaíba, Flávia Balderi também recebeu o título “Mulher de Excelência – Conceição Fontana”. “Estou aqui não só como Flávia, mas como representante de uma ação institucional que há 25 anos luta pelas florestas, pela Mata Atlântica, defendendo a causa ambiental”, falou Flávia Balderi, que também contou que a homenagem veio em um momento significativo da vida dela. “Só quero agradecer e dedicar essa homenagem a todas as mulheres, inclusive às da Copaíba”, disse Flávia Balderi.
“Minha gratidão a vocês pelo que fazem na sociedade, cada uma em sua esfera”, disse a vereadora Patrícia Toledo (MDB) às homenageadas ao fazer uso da palavra. O vice-prefeito de Socorro, Joaquim Gilberto Vieira, também parabenizou as homenageadas e destacou a memória de Conceição Fontana, patronesse do título. “Uma homenagem justa a uma pessoa que marcou a história do município de Socorro”, disse Joaquim Vieira.
Conceição Fontana
Patronesse da honraria, Conceição Fontana foi costureira e atuou como servente escolar. A partir dos anos 80, aderiu à “Campanha contra a Fome”, criada pelo sociólogo Hebert José de Souza, conhecido como Betinho. Durante anos, Conceição usou da própria cozinha para fazer refeições aos mais desamparados, como pessoas em situação de rua, dependentes químicos, fastados e rejeitados pela família e socialmente. Fontana também realizava bazares com o objetivo de ajudar famílias com cestas básicas, medicamentos e roupas. Além da atuação social, Conceição Fontana escrevia artigos para o jornal O Município de Socorro e se candidatou ao cargo de vereadora em 2001.